Olá!
Frio, não tá?
Pegue o álbum com as fotos de quando você era bebê, mostre aos bons amigos, esquente o chocolate e bom sábado!
É fácil e rápida esta conversa.
Muitas palavras, por sofrerem processo metaplasmático, perderam algumas consoantes que ficaram mudas. Sim... elas foram eliminadas por não serem mais pronunciadas considerando-se a atuação do eixo das variações diacrônicas.
Deixemos bem claro que as formas escritas são constantemente influenciadas pela fala. A escrita tem um importante papel para a evolução linguística e cumpre sua função paralelamente com o processo dialetal; as palavras escritas sofrem metamorfose também.
Vejamos algumas das principais palavras apresentadas nas gramáticas:
Forma atual Forma antiga
asma asthma
assinatura assignatura
ciência scientia
diretor director
ginásio gymnasio
inibir inhibir
inovação innovação
ofício officio
ótimo optimo
salmo psalmo
Esse fenômeno é constante nas línguas. Isso continua a acontecer com o nosso Português. Daqui a algum tempo, será possível registrar outras mudanças bruscas nas formas escritas de novas palavras; afinal, o Português mostra-se uma língua muito flexível e tolerante quando o assunto é forma escrita. Isso faz com que essas reformas escritas ainda estejam presentes na linha de evolução linguística portuguesa. É a ação distintiva idiomática atuando diretamente na língua falada e indiretamente na língua escrita... (~.~)
Obs.: em palavras como nascer, descer, exceção entre outras, ainda são usados o s e o x. Essas palavras, ao que tudo indica, mostram-se recentes se comparadas com as outras e carregaram por muito tempo a sombra da pronúncia consonantal. Hoje essas consoantes já estão completamente mudas.
Aqui vão algumas palavras que apresentam o som consonantal candidato ao ingresso no grupo das consoantes mudas; hoje são aceitas as duas formas de cada palavra:
característico / caraterístico
conectivo / conetivo
contacto / contato
sumptuoso / suntuoso
tacto / tato
tecto / teto
O USO DE SC
Fácil também.
O antigo s inicial some em casos como cena, ciência, cientista, cintilar etc.
Nas palavras derivadas do grupo que perdeu o s inicial, obviamente, não há s: contracenar, encenação etc.
Nas palavras derivadas já incorporadas à língua com o s inicial, o s continua; formando, portanto, consciência, imprescindível, prescindir, rescisão etc.
Muito bem!
Espero ter levantado as questões necessárias ao estudo.
A próxima matéria da sala de ortografia será sobre os usos de X, C, Ç, SS, S e Z.
Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário